quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dicas de Mecânica para Fusca 5 - Regulagem de válvulas

Um cuidado constante que todo o proprietário de fusca deve ter é com as válvulas de seu motor.

Nesses vídeos, Marcelo Tonella um dos maiores especialistas brasileiros em mecânica de Fusca, ensina de uma forma prática, didática e super simples como você mesmo pode fazer a regulagem das válvulas do seu Fusca, sem precisar gastar com mecânicos caros, além de ter o imenso prazer de poder estar em contato direto com seu "brinquedo". Com certeza todos vão curtir!!!






27 comentários:

  1. Meu motor é 1600, só tem uma marca na polia, estou alinhando esta marca com a emenda do bloco para encontrar o ponto morto superior (para colocar o motor no ponto. ou começar a regular as valvúlas). Está certo? Ou tenho que avançar mais a polia?
    Obrigado pelas dicas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. VC REGULA A CADA TROCA DE OLEO, QUANDO VC PERCEBE QUE A COMPREÇÃO REDUZIU, QUANDO ESTIVER BATENDO PINO TEC TEC TEC, QUE NESSE CASO PODE TER ESPANADO A ROSCA OU ATÉ MESMO QUEBRADO A VALVULA.

    COMO REGULAR:
    PRIMEIRO CONHEÇA O SEU MOTOR, EXEMPLO:SEU MOTOR BOXER (DEVIDO AO MOVIMENTO QUE SE ASSEMELHA A DE UM LUTADOR DE BOXER) TEM 4 CILINDROS SENDO ASSIM 4 TEMPOS DE EXPLOSÃO, A SEQUENCIA É 1>4>3>2> QUE ESTÁ GRAVADO NO PÉ DA BASE DO SUPORTE DO ALTERNADOR (DINAMO). , MARQUE OS PINOS DO CABO DE VELAS ASSIM, ESTANDO VC DE FRENTE PARA O DISTRIBUIDOR COM O AVANÇO DE FRENTE PARA VC, O CILINDRO 1 É O DA SUA DIREITA DIREITA, NO SENTIDO HORARIO O PROXIMO É O 4, O SEGUINTE É O 3, E O ULTIMO É O 2. SE A TAMPA DO DISTRIBUIDOR FOR TRANSPARENTE NÃO PRECISA RETIRAR, E FICA MAIS FACIL VER A PONTA DO ROTOR DA IGNIÇÃO, APONTAR PARA O PINO DE CADA CILINDRO, SE FOR PRETA RETIRE A TAMPA MEMORIZANDO AS POSIÇÕES DOS CILINDROS. (POR QUE A POSIÇÃO DOS CILINDROS NO MOTOR O CILINDRO 1 E O CILINDRO 2 SÃO INVERTIDOS NA TMPA DO DISTRIBUIDOR PARA QUE O ROTOR SIGA A SEQUENCIA >1 >4 >3 >2 >) ENTÃO VERIFIQUE NA POLIA O CORTE EM FORMATO DE V, NOTA - SE QUE TEM MAIS DE UM, VC VAI USAR O PRIMEIRO DA SUA ESQUERDA PARA DIREITA QUE É DE VALOR OU POSIÇÃO DE 0°, GIRE A POLIA ATÉ O ROTOR DA IGNIÇÃO FICAR APONTANDO PRO PINO DO CABO DE VELA QUE VAI PRO CILINDRO 1 (NÃO PRECISA SER EXATO) O CORTE EM V DA POLIA TEM QUE FICAR EXATAMENTE NO MEIO DA JUNTA DO BLOCO,PRONTO O CILINDRO 1 ESTÁ COM AS DUAS VALVULAS FECHADAS E PRONTAS PARA SEREM REGULADAS, DEPOIS QUE VC RETIROU A TAMPA DOS CABEÇOTES (NÃO PRECISA DESCER O OLEO DO MOTOR, NÃO VAI VASAR OLEO CONSIDERAVELMENTE) SE QUISER LAVAR COM GASOLINA E UMA ESCOVA É BOM, USE UMA CHAVE 13 DE ESTRIA CUMPRIDA UNS 20 OU 25 CM, POR QUE A PORCA QUE TRAVA O PARAFUSO DE REGULAGEM É MUITO DURO, AFROCHE A PORCA E COM UMA CHAVE DE FENDA VC VAI REGULAR O MARTELO QUE BATE NA CABEÇA DA VALVULA, ENTRE O MARTELO E A CABEÇA DA VALVULA COLOQUE A LAMINA ( 0,10 mm ) , Shocked NÃO UTILIZE NADA QUE NÃO SEJE UM CALIBRE DE LAMINAS POR QUE O CALIBRE É UMA FERRAMENTA EXATA, SEM + NEM - SE VC NÃO TIVER EU COMPREI O MEU NO MERCADO LIVRE, REGULOU AS DUAS VALVULAS, PRONTO, O CILINDRO 1 ESTÁ REGULADO, AGORA DE ACORDO COM O TEMPO DE IGNIÇÃO E SEQUENCIA, É A VEZ DO CILINDRO 4 LÁ DO LADO ESQERDO EM SENTIDOHORARIO, GIRE A POLIA ATÉ A MARCA DE V DO 0° FICAR DE CABEÇA PARA BAIXO, ( A POLIA GIRA 180°) E O ROTOR APONTA PARA O PINO DO CABO DE VELA DO CILINDRO 4, PRONTO, AS VALVULAS DO CILINDRO 4 ESTÃO FECHADAS E PRONTAS PARA SEREM REGULADAS, REGULOU AGORA GIRE DENOVO A POLIA ATE QUE O CORTE EM V DO 0° VOLTE PRO MEIO DO BLOCO DO MOTOR, Ã POLIA GIRA MAIS 180°, É FICOU PRA CIMA DE NOVO MAIS O ROTOR ESTÁ APONTANDO PRO CILINDRO 3 QUE FICA DO SEU LADO ESQUERDO QUANDO VC ESTÁ DE FRENTE PRA POLIA, DO LADO INTERNO DO MOTOR, PRONTO AS VALVULAS ESTÃO FECHADAS E PRONTAS PARA SEREM REGULADAS, REGULOU, AGORA É A VEZ DO CILINDRO 2, O ULTIMO,GIRE A POLIA NOVAMENTE SEMPRE EM SENTIDO HORÁRIO, ATÉ O CORTE EM V DO 0° FICAR EXATAMENTE PARA BAIXO, (GIRA-SE MAIS 180°), E O ROTOR FICA NA POSIÇÃO DE LANÇAMENTO DE CENTELHA DO PINO DO CABO DE VELA DO CILINDRO 2, PRONTO, AS VALVULAS ESTÃO FECHADAS E PODEM SER REGULADAS.

    ResponderExcluir
  3. VC VAI PRECISAR DE:
    LAMINAS PARA CALIBRAR. ( SÓ ELAS SÃO AFERIDAS PARA O SERVIÇO)
    CHAVE 13 LONGA DE ESTRIA.
    CHAVE DE FENDA.

    E MARCAR NA POLIA O PONTO INVERSO (180°) DO CORTE EM V DO 0°. (OS PROXIMOS CORTES SÃO +/- 7,5° / 10° / 12.5°. QUE SERVEM PARA REGULAR O PONTO DA IGNIÇÃO PARA GASOLINA COM 26% DE ALCOOL.) A POLIA INTEIRA TEM 360° GRAUS, TEM POLIAS TUNADAS NO ML QUE JÁ VEM COM O DESENHO DOS GRAUS 0° A 360°.

    A POSIÇÃO DOS CILINDROS EM RELAÇÃO AO COPO DO DISTRIBUIDOR É QUE NO COPO DO DISTRIBUIDOR O CILINDRO 1 E 2 SÃO DE POSIÇAO TROCADA PARA A CENTELHA SEGUIR OS 4 TEMPOS DE IGNIÇÃO 1>4>3>2> QUE É O EXATO MOMENTO EM QUE A VELA LIBERA A CENTELHA DENTRO DO CILINDRO QUE ESTÁ COMPRIMINDO A MISTURA E É CLARO QUE AS VALVULAS TEM QUE ESTAR TOTALMENTE FECHADAS SEM FOLGA PARA NÃO HAVER DESCOMPREÇÃO.

    VC VAI PERCEBER QUE O MOTOR ESTÁ MENOS BARULHENTO, MAIS POTENTE E ECONOMICO.

    EXISTE A POSSIBILIDADE DE TROCA DE TUCHO OU PORCA.

    ResponderExcluir
  4. Bem, primeiro respondendo ao amigo do fusca 1600. Vc está certo. Não é necessário avançar mais. A marca da polia deve ficar exatamente sobre a emenda do bloco. Cuide para ajustar as válvulas corretas, verificando no distribuidor para qual delas está apontando. De uma lida no comentário do Marcos, logo abaixo do seu que está muito bom e explica bem todo o procedimento.

    Ao Marcos, muito obrigado por seu comentário, que com certeza ajuda muito a um melhor entendimento do procedimento de uma forma em geral. Espero que continue trazendo seus conhecimentos para somar junto ao nosso blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcão,por favor vc pode regular o motor do meu fusca?

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem?

    Levei o meu fusca num mecanico pra trocar o cano de descarga e o cara furou um dos tuchos! Eu tenho que descer o motor pra trocar?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Opa! deixei um comentário errado... preciso trocar a capa do tucho que está furada.

    poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Olá Túlio

    Não é necesário descer o motor para trocar, não. É possível fazer a troca com ele no lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se usar uma capa de tucho com molas...
      Facilita ainda mais a troca!
      Basta retirar a tampa do cabeçote,desmontar a vareta e colocar a nova capa.

      Excluir
  9. Boa noite sou um fã de fusca e gostaria de uma ajuda para trocar as capas de tucho do meu 77 amarelo (1600) sou um curioso de primeira e estava querendo trocar em casa.mas fiquei sabendo que existem capa de metal ou plastico sem regulagem e com regulagem qual seria melhor e qual a difenrença em preço (Email:mdscuja@gmail.com)

    ResponderExcluir
  10. ola, eu gostaria de saber como indentifico se o motor do fusca e 1300,1500 ou 1600 e como faço para indentificar alguma caractristica no motor que vai me ajudar a saber

    ResponderExcluir
  11. Olá Amigo

    Vc pode conferir pela numeração do motor:
    TIPO LETRA FABRICAÇÃO CILINDRADA TX. COMPRESSÃO
    1 E 2 - 1200 B ATÉ DEZ/68 1192 cc 6,6
    1 - 1300 BF DESDE JAN/67 1285 cc 6,6 (3)
    1 E 2 - 1500 BH DESDE JAN/67 ATE OUT/75 1493 cc 6,6 (4)
    1 - 1600 BB (1) DESDE JAN/69 1584 cc 7,2
    1 - 1600 BA (1) DESDE JUN/73 1584 cc 7,2
    1 - 1600 BD (1) DESDE OUT/74 ATE MAI/75 1584 cc 7,2
    1 - 1600 BV DESDE NOV/69 1584 cc 7,2
    1 - 1700 BL DESDE JUN/72 1678 cc 7,5
    2 - 1600 BZ (1) DESDE OUT/75 1584 cc 7,2
    2 - 1600 * BG (1)DESDE JUL/78 1584 cc 7,2
    11 - 1300 BJ (1)DESDE DEZ/75 1285 cc 6,8
    10 - 1600 BN (1)DESDE ABR/75 1584 cc 7,2
    30 - 1600 BV DESDE NOV/77 1584 cc 7,2

    ResponderExcluir
  12. Cara tenho um 1.700 turbo dei uma esmirilhada nele ai ele começou a soprar pelo respiro de óleo pior que ele não queima no escapamento não sai nada de fumaça e ele tem muita força só que quando acelera no cabeçote esquerdo está fazendo uns barulhos de lata battendo bem fino parecendo as varetas do tucho sera que quebrou valvula ou vareta? o que poderia ser

    ResponderExcluir
  13. Olá, é estranho mas fui regular o ponto e as válvulas do meu 1300 74 e ví que qdo o pistão está no pms a marca da polia já passou o meio do bloco em muitos centímetros, não medi mas da mais ou menos 3 ou 4 centímetros. Do que se trata? Na dúvida regulei com o pistão no pms, não fui pela polia não. Deve estar fora do lugar.
    Ass. Juliano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloca uma chave de fenda no lugar da vela numero 1 e gire a polia até a chave de fenda subir totalmente , esse será o pms exato

      Excluir
  14. amigo jatroquei as velas do meu motor box 1600 mas continua como se estivece trbalhandocom pouca força ou 02cilindros qundo ando e paro sai um pouquinho de oleo do respiro mas para logo não é muito o mtor não fumaça esta otimo so fica querendo disparar mas naõ consegue oque sera? grato walmir

    ResponderExcluir
  15. Tudo bem que fazer por conta seja mais gostoso, eu também faço.

    Mas mecânicos caros? Pra regular válvula? Eles cobram exatamente R$ 2,00 cada válvula regulada amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha amigo, que bom que vc tenha a disposição em sua cidade/região mecânicos baratos e acessíveis, o que não ocorre em todo Brasil

      Excluir
  16. Show de bola esta a sua esplicação, sou proprietario de um fusca 77 1600, e reg de acordo e ficou muito bom, mas queria saber se o modelo do escapamento muda o desempenho do motor e qual seria o mais ideal para se colocar. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invariavelmente no Fusca a melhor opção para rendimento/desempenho/economia é manter os equipamentos o mais originais possível.
      No caso do escapamento, se vc busca economia siga essa receita. Claro que se vc deseja deixar seu fusca mais "esportivo" terá uma grande variedade a sua disposição, mas lembre que pode afetar um pouco o consumo.

      Excluir
  17. Boa noite, tenho uma kombi 1600 alcool, mandei fazer o motor completo com cabeçotes VW original e novos, no dia que retirei da mecânica tava tudo perfeito! Até que no dia seguinte que liguei a kombi ela me pareceu mais acelerada que no dia anterior e esse "aceleredo" ficou mais "forte" quando o motor esquentou e ainda me pareceu que as válvulas tava batendo, o que no dia anterior estava bem silenciosa... O que pode ser???

    ResponderExcluir
  18. acabei de regular meu motor 1600 bn em hum GURGEL segui todas as recomendações citas dos pontos e sequencias ; MUITO BOM FOI PERFEITO E QUERO AGRADECER-LHES MUITO *OBRIGADO*...

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde!
    Tenho um fusca motor 1600 alcool dupla carburação, o mesmo foi montado com todas as peças novas, mas cometir uma grande erro na ora de colocar para funcionar, não verifiquei o oleo, dei a partida e motor e funcionou por uns 10seg e paraou Coloquei oleo e dei a partida novamente, o motor funcinou. Pegunto posso ter danificado o motor?

    ResponderExcluir
  20. meu fusca quebrou vareta de valvulas
    como faço para trocar?

    ResponderExcluir
  21. meu fusca 1600 álcool esta gastando muito 2 km por litros na cidade o que fazer. regular as válvulas influencia no consumo.

    ResponderExcluir
  22. vc sabe regular carburador duplo de motor 1600? podia postar um vídeo

    ResponderExcluir
  23. carlinho mechanico magaiver valeu tonela to montando meu fusca todo com a sua ajuda voce e o cara bicho.muito obrigado saude o resto e mole

    ResponderExcluir